resurrection

A ressurreição de Jesus: o maior de todos os acontecimentos

A fé cristã é baseada na Pessoa de Jesus Cristo, nascido da Virgem Maria por meio da providência de Deus Pai. Deus se fez homem igual a nós em tudo, menos na inclinação para o mal. Jesus nasceu e conviveu em meio aos homens, eis o mistério da encarnação. Acolhendo o plano do Pai, obedeceu e fez de sua vida uma oferta até a morte em uma cruz, eis o mistério da Paixão. Tudo isso já é extraordinariamente superior ao conhecimento humano, porém, Deus Pai ressuscita Jesus dentre os mortos para uma vida plena que não tem mais fim – mistério da ressurreição.

Deus não só existiu entre nós em Jesus com um corpo físico, mas ressuscitou esse corpo em sua glória, abrindo assim a possibilidade de que todos aqueles que creem nele possam também ser ressuscitados um dia por Ele. Por isso podemos afirmar que Deus não só existiu e sim que está vivo no meio de nós. A ressurreição também não foi um acontecimento no tempo para aquelas pessoas que testemunharam o túmulo vazio como Maria Madalena, Pedro e João; ou para aqueles discípulos que voltavam para Emaús abatidos porque tudo tinha acabado com a morte do Mestre. Jesus está ressuscitado hoje, para sempre.

“Falamos frequentemente que Jesus morreu por nossos pecados, o que está absolutamente correto. Pouco falamos que ressuscitou por amor a cada um de nós, porque sua misericórdia é eterna e é capaz do impossível para salvar a humanidade.”

Falamos frequentemente que Jesus morreu por nossos pecados, o que está absolutamente correto. Pouco falamos que ressuscitou por amor a cada um de nós, porque sua misericórdia é eterna e é capaz do impossível para salvar a humanidade. A ressurreição é o acontecimento que nos mantém alegres na esperança como o apóstolo Paulo escreveu na carta aos Hebreus (Hb 12,12). Com sua ressurreição, Ele nos diz que a vida não termina com a morte pois Ele venceu-a abrindo o caminho para a eternidade: a vida eterna.

Viemos de Deus, fomos criados por Deus e peregrinamos nessa terra repleta de dores e sofrimentos, pecados e variadas expressões do mal dentro do coração humano. Dentro desse mesmo coração, foi plantada a semente da eternidade, do amor pleno. Aqueles que centram sua vida terrena em Jesus Cristo, tornando-se seus discípulos através da obediência e semelhança a Ele, alcançarão a ressurreição no dia final.

A ressurreição não é acidental e sim o fundamento central da fé cristã. Sem a crença na ressurreição a fé se esvazia de sentido, torna-se parcial, limitada, finita. “A fé é a certeza daquilo que ainda se espera” (Hb 11,1). Nascemos para coisas ainda maiores das que temos oportunidade de conhecer nessa vida, nascemos para uma vida eterna em Deus! A fé sem esperança não tem sentido, é fé sem objeto, desemboca no vazio, encontra-se exposta à ruína e, finalmente morre. A fé é uma antecipação da vida eterna em nós, isto é, mediante a fé podemos viver já, em forma de desejo, estas mesmas coisas que esperamos conseguir um dia com plena realidade.

“Se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, onde está Cristo, sentado à direita de Deus; aspirai às coisas celestes e não às coisas terrestres. Pois vós morrestes, e a vossa vida está escondida, com Cristo, em Deus. Quando Cristo, vossa vida, aparecer em seu triunfo, então vós aparecereis também com ele, revestidos de glória.” (Cl 3, 1-4)

Ricardo Martins

Comunidade Nos Passos do Mestre

Comments are closed.