cloudy sky

Como saber se existe algo após a morte?

Existe vida após a morte? Essa é uma das perguntas que o ser humano se faz desde os tempos mais primitivos. Muitas respostas poderiam ser dadas a essa pergunta, conforme o entendimento que as pessoas têm de sua fé ou até mesmo se não tem uma fé. Mas, se você aceitar uma resposta cristã para essa pergunta, digo-lhe que sim, existe vida após a morte. E como podemos ter essa certeza? Essa resposta é simples e complicada ao mesmo tempo.

    Posso dizer que é uma resposta simples, porque se você tem uma fé cristã e mais precisamente ainda católica, já ouviu falar que Jesus Cristo veio o mundo e morreu pregado numa cruz. E, se uma vez você se perguntou o porquê isso aconteceu, foi justamente para dizer ao mundo, que a verdadeira vida não é essa que você vive, mas sim a vida após a morte. Ele disse claramente: “pois Deus amou tanto o mundo, que entregou o seu Filho único, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna”. É o próprio Senhor da vida que responde.

    Pode ser mais complicado se você não tem a fé cristã, porque suas referências de vida são outras: tudo que é palpável. Mas, se o seu significado de vida é só o que você vê de concreto, sua existência termina com a morte. Porém, Deus é tão bom para o ser humano que colocou dentro da sua consciência o sentido da verdadeira existência. É o que não deixa você ficar satisfeito com a resposta de uma vida material. É como se algo dentro de você dissesse que não foi feito para viver apenas 60, 70 ou 80 anos, e sim eternamente.

    Para deixar mais claro, Jesus fez questão de demonstrar que a morte não é nada mais do que um fenômeno natural, de uma vida natural, mas não é o fim de tudo. Por isso ele ressuscitou seu amigo Lázaro e outros que já cheiravam mal dentro do túmulo. É claro que eles tornaram a morrer quando chegou a hora, porque temos que passar pela morte, para alcançar a verdadeira Vida.

    Talvez, você ainda tenha dúvidas de que há vida após a morte e isso é natural, porque muitas pessoas vivem a vida como se não existisse nada mais do que alguns anos para nós, e depois, um túmulo frio e escuro. Por isso, o próprio Jesus deixou-nos a maior prova da vida futura: Sua Ressurreição. Para provar que existe algo além do que vemos aqui, Ele morreu da pior forma que um ser humano podia morrer e ressuscitou ao terceiro dia. Tudo isso para mostrar que Ele é o Senhor também da morte.

    Na verdade a resposta correta é sempre a resposta de Deus, a de que você foi feito para viver eternamente e essa vida que você conhece é apenas um momento na eternidade de Deus. Então, se você sente saudades de alguém que já não está entre nós, lembre-se disso: tudo muda quando vemos a morte sob o olhar de Deus. 

Por tudo isso, não tente entender a vida como os homens a vêem, porque não achará nada de significativo. Só Deus dá significado à vida.

Luiz Carlos Camargo
Comunidade Nos Passos do Mestre

Tags: No tags

Comments are closed.