yellow daisy flower in closeup photo

Existe uma forma de se preparar para a morte?

Em algum momento podemos nos deparar com essa pergunta, por vários motivos que nos fazem refletir sobre a nossa própria existência. Mas afinal, há uma fórmula de vida ideal ou devo viver a minha vida esperando o meu destino? Nem uma, nem outra. Na verdade, a resposta não é tão importante quanto fazer-se a pergunta certa. 

Se você deseja uma resposta pronta sobre como se preparar para a morte não vai encontrar facilmente, porque essa resposta depende de quem vive e faz a pergunta. Isso porque vivemos realidades diferentes de vida em uma sociedade que tem como base o significado material das coisas. E, levando em consideração que a morte não é o fim da existência do homem, a verdadeira pergunta a se fazer é: estou me preparando para a vida eterna?

Esta sim é uma pergunta que vale uma boa resposta, ou pode-se dizer que vale uma vida. E ela tem mais sentido quando você liga a resposta à vida em Deus. É como alguém que se prepara para uma longa viagem, só de ida, para um país distante. E vai colocando na mala seus pertences. O viajante sabe que não vai conseguir levar sua vida inteira na mala, então coloca o mais importante: as lembranças do que viveu, aquilo que crê e quem ele é. 

Assim é a nossa preparação para a morte. Deus nos dá uma vida de oportunidades para fazer o bem e amar o próximo, sabendo que o dia da partida chegará. Não se sabe quando alguém vai bater à nossa porta e dizer: teu transporte chegou. Será que minha mala está pronta? Será que já coloquei nela tudo que desejaria levar na viagem? 

Tudo isto para dizer que preparar-se para a morte é viver como se hoje fosse o seu último dia. Porque se fosse, esse seria o dia mais bem vivido da sua vida. Como a maioria das pessoas não pensa assim, quando chegam na hora de sua morte sentem-se perdidas, às vezes com remorso, percebendo que poderiam ter agido de forma diferente e melhor com o seu semelhante.

Para que ninguém passe a vida sem a oportunidade de se preparar para a hora da morte, Jesus nos deixou seus ensinamentos e mostrou-nos como agir e viver segundo a vontade de Deus. Não há porque duvidar: todos tem o bilhete comprado para essa viagem, mas ninguém sabe o dia. O próprio Mestre disse claramente: “Atenção e vigiai, pois não sabeis quando será o momento”.

Preparar-se bem é, sobretudo, estar atento ao chamado de Deus para uma vida digna, uma vida de santidade. Porque Ele nos quer por inteiro no seu Reino de Amor. Não podemos nos apresentar na presença de Deus indignamente, por isso cada minuto desta vida é uma oportunidade de sermos melhores que o Senhor nos dá. 

Estejamos preparados para o dia em que ele vier nos chamar para a grande viagem.  

Luiz Carlos Camargo
Comunidade Nos Passos do Mestre

Tags: No tags

Comments are closed.