Posso me comunicar com os mortos?

A resposta a esta pergunta-título é bem clara: sim! Mas espere, não é exatamente como estás pensando. Deixe-me explicar antes de sair por aí achando que podes falar com fantasmas. Primeiro, temos que ter consciência de que professamos nossa fé na comunhão dos santos. Mas o que isso quer dizer? A “comunhão dos santos” diz respeito a todos aqueles que colocaram sua esperança em Jesus e pertencem a Ele através do batismo, tenham elas já morrido ou ainda vivam; sendo assim, fazemos parte do corpo de Cristo e vivemos uma comunhão que abraça o Céu e a Terra. Dessa forma, entendemos que a Igreja é mais viva do que pensamos.

Agora vamos mais direto ao ponto. Pertencem a esta comunhão os mais diversos indivíduos, sejam eles nossos conhecidos ou não, grandes santos e também pessoas modestas, os vivos e os mortos, quer se encontrem estes ainda em processo de purificação (Purgatório), ou estejam já na glória de Deus. Podemos, então, ajudar-nos mutuamente até para além da morte. Dessa maneira, nos é possível invocar tanto a intercessão daqueles santos por quem temos devoção, como dos nossos familiares falecidos, que cremos já estarem em Deus. Notaste que usei a palavra “invocar”? Às vezes a literatura, o cinema e outras mídias nos passam o sentido errôneo desse termo que para nós é inocente. Invocar significa pedir ajuda/intercessão de alguém. O próprio Cristo nos ensina a invocá-Lo, pedindo em Seu nome todas as coisas ao Pai. E Jesus é o intercessor por excelência.

evocar é bem diferente, mesmo que mude só uma letrinha, pois consiste em reclamar a presença de um espírito para junto de si. É o que fazem aqueles que não buscam a intercessão de Deus, mas sim o conforto espiritual e a adivinhação de fatos futuros ou desconhecidos ao homem, como os seguidores do espiritismo e outros que lidam com necromancia e outras formas de ocultismo. Com isto, não estou condenando o contato com o sobrenatural (já vimos que podemos pedir a intercessão dos fiéis falecidos), pois o sobrenatural nos diz muito, mas este sempre parte de Deus, não de nós mesmos. As aparições de Nossa Senhora confirmadas pela Igreja, o testemunho de santos que tiveram visões e experiências com a Santíssima Trindade, todos estes fatos sobrenaturais são provas da comunicação com o além.A nossa certeza de que nossas preces são escutadas está baseada na confiança que temos em Deus, que nos ama e é rico em misericórdia. Inversamente, tu, eu e todos nós também podemos ajudar os fiéis falecidos que ainda estão em processo de purificação. Quando uma pessoa morre, já não pode fazer mais nada por si mesma, pois o tempo da provação expirou. Através da nossa oração de súplica, das nossas boas obras, do jejum e, acima de tudo, na celebração da Santa Missa, podemos alcançar indulgências e ofertá-las em prol das almas no Purgatório para a remissão das penas temporais, que são consequências dos pecados. Como nos diz São João Crisóstomo: “não hesitemos em ajudar os falecidos e dedicar-lhes as nossas orações”. Em resumo, essa é a forma que podemos nos comunicar com nossos entes falecidos: rezando. Tanto rogando a Deus pelos que ainda esperam para encontrar Sua face, tanto quando invocando àqueles que já estão em Sua presença para que roguem por nós.

Guilherme Teixeira
Comunidade Nos Passos do Mestre

Tags: No tags

Comments are closed.