manto de maria

Uma grande resposta de esperança

No último dia 15 de agosto, celebramos no mundo inteiro a ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA, data que é celebrada neste domingo no Brasil. Nós que temos como grande motivação da nossa missão LEVAR ESPERANÇA não podíamos deixar de falar desta data. Talvez você tenha chegado aqui pela palavra luto e nunca tenha ouvido falar na palavra Assunção; talvez já tenha ouvido falar, mas não tenha ideia do que se trata, mas, se sabe, pedimos que você ajude a levar a mais pessoas a importância deste grande acontecimento. Mais do que falar da ASSUNÇÃO, queremos falar neste texto também de Nossa Senhora, como a Mãe da Consolação e da Esperança.

Começamos falando então porque ela é Mãe da Esperança e da Consolação. Nossa Senhora foi aquela que acompanhou os passos de Jesus – pelo seu sim, gerou Jesus, Aquele que nos deu a Vida Eterna, sendo por isso, a Mãe da Esperança. Ela acompanhou Jesus até a sua morte de cruz, onde se tornou MÃE DA HUMANIDADE.  Por ela, somos cuidados. Maria, como mãe, não desejou a morte do seu filho, viu ele passar pelo flagelo e crucificação e conheceu o sofrimento de perder um filho, mas permaneceu obediente à vontade de Deus para que, da cruz, Jesus pudesse nos dar VIDA NOVA. Essa Mãe conhece a sua dor e, unido a Ela, você chega à Verdadeira Consolação – seu Filho.

Essa que permaneceu unida à vontade de Deus e acompanhou os passos de Jesus foi elevada ao céu, e a este acontecimento, chamamos ASSUNÇÃO – “…terminado o curso da vida terrena, foi elevada ao céu em corpo e alma e exaltada pelo Senhor como rainha, para assim se conformar mais plenamente com o seu Filho, Senhor dos senhores e vencedor do pecado e da morte» (529). A Assunção da santíssima Virgem é uma singular participação na ressurreição do seu Filho e uma antecipação da ressurreição dos outros cristãos.” (CIC 966) Podemos dizer que celebrar a Assunção é celebrar a Esperança, pois Maria, após a ressurreição de seu Filho – Perfeito Homem, Perfeito Deus – é aquela que abre para toda a Humanidade as portas do céu.

É possível que você, que chegou a este texto, seja uma mãe que perdeu um filho e olhando para Nossa Senhora poderá aceitar o seu consolo, apresentar a Ela sua dor e pedir que Ela ensine você a Seguir. Pode ser que você seja um filho que perdeu uma mãe e, no colo dela, poderá encontrar apoio e segurança. Por fim, se você chegou aqui porque diante da morte procura explicações, temos na ASSUNÇÃO, UMA GRANDE RESPOSTA DE ESPERANÇA.

Deise Cristina Padilha
Comunidade Nos Passos do Mestre

Comments are closed.